Arcanjos Miguel,Rafael e Gabriel Imprimir E-mail
Article Index
Arcanjos Miguel,Rafael e Gabriel
Arcanjos
All Pages
 
Arcanjos


        Comemoramos neste mês de setembro dia 29, a festa de três arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael. A Igreja Católica, guiada pelo Espírito Santo, herdou do Antigo Testamento, a devoção a estes amigos, protetores e intercessores, que do céu vem em nosso socorro, pois, como São Paulo, vivemos num constante bom combate.
        Quando falamos sobre Anjos, parece algo tão distante, intocável, ou simplesmente um fruto da imaginação, histórias para crianças, contos de fadas, mas na verdade é uma realidade espiritual, porém muito palpável, pelas manifestações, o único detalhe é que muitas das vezes não temos olhos ou sensibilidade para avaliarmos e aquilatarmos o quanto estamos próximos desta realidade.

        Deus criou os anjos para estar conosco, nos proteger e guardar, e assim acontece, existe um mundo invisível vivendo no nosso meio, e pela fé experimentamos estas bênçãos. Apresento aqui um fato: “para quem crê nenhum argumento é necessário, para quem não crê, nenhum argumento é suficiente”.
        Cada um dos anjos tem sua tarefa bem precisa. Alguns são encarregados de cuidar dos homens para ajudá-los na luta contra os demônios, protegê-los nas dificuldades da vida e orientá-los para o bem. Cada ser humano, desde o dia de seu nascimento, é confiado a um anjo da guarda. Ele tem como tarefa especifica cuidas do seu protegido, pelo qual devera responder diante de Deus. Naturalmente, a ação do anjo daquele que não crê fica muito limitada, porquanto o anjo na pode violar a liberdade da pessoa que tem sob seus cuidados. A ação do anjo da guarda a nosso favor será diretamente proporcional 'a confiança, ao entendimento que tivermos com ele. Quem não acredita na realidade do anjo, quem nunca fala com ele, nada lhe pede, não pode ter muitos benefícios, pois com sua conduta cortou os canais de comunicação com o seu anjo, quem ao contrario, vive em estreita comunicação com o seu anjo, encontra nele um amigo preciosíssimo e poderoso, que lhe pode ser extremamente útil (São Padre Pio).
        Os arcanjos fazem parte de uma categoria angelical muito especial.
        Eles são considerados protetores e estão acima dos anjos na hierarquia divina, são o chefe dos anjos. Isto não significa que eles sejam mais importantes do que outros seres divinos, mas que possuem grandes poderes.

 
 São Gabriel

  Seu nome significa: “Homem de Deus”. É o Arcanjo da Esperança, da Anunciação, da Revelação, sendo comumente associado a uma trombeta - é a Voz de Deus, o transmissor das boas novas.
        Este Arcanjo é citado várias vezes na Bíblia Sagrada. Foi ele que anunciou ao profeta Daniel a vinda do Redentor. Disse assim o profeta: “Apareceu Gabriel da parte de Deus e me falou: dentro de setenta semanas de anos (ou seja 490 anos) aparecerá o Santo dos Santos” (Dan 9).
        Ao Arcanjo Gabriel foi confiada a missão mais alta que jamais haja sido confiada a alguém: anunciar a encarnação do Filho de Deus. Por isso é muito venerado desde a antigüidade. O termo de apresentação quando apareceu a Zacarias para anunciar-lhe que ia ter por filho João Batista foi este: “Eu sou Gabriel, o que está na presença de Deus” (Luc. 1, 19).
        São Lucas disse: “Foi enviado por Deus o anjo Gabriel a uma cidade da Galiléia, a uma virgem chamada Maria, e chegando junto a ela, disse-lhe: 'Salve Maria, cheia de graça, o Senhor está contigo' ”. Ela ficou confusa, mas disse-lhe o anjo: “Não tenhas medo, Maria, porque estais na graça do Senhor. Conceberás um filho a quem porás o nome de Jesus. Ele será filho do Altíssimo e seu Reino não terá fim”.
        Segundo a tradição, Gabriel e seus anjos são os mensageiros das boas notícias, nos ajudam a dar bom rumo e direção à nossa vida, nos dão compreensão e sabedoria. É a ele que recorremos quando necessitamos desses dons.
Oração
Portador das boas novas, das mudanças,
da sabedoria e da inteligência.
Arcanjo da Anunciação, trazei todos os dias
mensagens boas e otimistas.
Fazei com que eu também seja um mensageiro,
proferindo somente palavras e atos de bondade e positivismo.
Concedei-me o alcance de meus objetivos.
Que assim seja.
 
São Miguel

      São Miguel Arcanjo, cujo nome significa “o que é um com Deus”, é considerado o chefe dos exércitos celestiais e o padroeiro da Igreja Católica Universal. É o anjo do arrependimento e da justiça. Seu nome é citado três vezes na Bíblia Sagrada:

          Primeiro no capítulo 12 do livro de Daniel, onde lemos: “Ao final dos tempos aparecerá Miguel, o grande Príncipe que defende os filhos do povo de Deus. E então os mortos ressuscitarão. Os que fizeram o bem, para a Vida Eterna, e os que fizeram o mal, para o horror eterno”.
     No capítulo 12 do Livro do Apocalipse encontramos o seguinte: “Houve uma grande batalha no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra Satanás e suas legiões, que foram derrotadas, e não houve lugar para eles no céu. Foi precipitada a antiga serpente, o diabo, o sedutor do mundo. Ai da terra e do mar, porque o demônio desceu a vós com grande ira, sabendo que lhe resta pouco tempo”. - Na carta de São Judas, lê-se: “O Arcanjo Miguel, quando enfrentou o diabo, disse: ‘Que o Senhor o condene’ ”. Por isso São Miguel é mostrado atacando o dragão infernal.
        A Igreja Católica tem uma grande devoção por São Miguel Arcanjo, especialmente para pedir-lhe que nos livre das ciladas do demônio e dos espíritos maléficos. E quando o invocamos, ele nos defende, com o grande poder que Deus lhe concedeu, e nos protege contra os perigos, as forças do mal e os inimigos.

Oração
Príncipe Guardião e Guerreiro
defendei-me e protegei-me com Vossa espada,
não permiti que nenhum mal me atinja.
Protegei-me contra assaltos, roubos, acidentes,
contra quaisquer ato de violência.
Livrai-me de pessoas negativas.
Espalhai vosso manto e vosso escudo de proteção
em meu lar, meus filhos e familiares.
Guardai meu trabalho, meus negócios e meus bens.
Trazei a paz e a harmonia.
Que assim seja.

São Rafael

      Seu nome significa “Deus te cura”. Este Arcanjo tem como sua principal característica ajudar na cura dos doentes e, por isso, é o guardião da saúde. Ele age principalmente nas instituições sociais, nos hospitais e até mesmo em casas que estejam precisando de sua ajuda.
        Além de influenciar na saúde física dos seres humanos, este arcanjo também age sobre a saúde do espírito, ou seja, está sempre procurando confortar as pessoas nas horas de desespero e acalmar os sofrimentos interiores. Além disso, também é o responsável e guardião dos talentos criativos.
        Na Bíblia Sagrada, o Arcanjo Gabriel é citado no Livro de Tobias, que faz parte do Antigo Testamento. Foi o Arcanjo enviado por Deus para curar a cegueira de Tobias e acompanhá-lo numa longa e perigosa viagem para conseguir uma esposa. Rafael, junto a Miguel e Gabriel simbolizam a fidelidade, o poder e a glória dos anjos
Oração
Guardião da saúde e da cura
peço que vossos raios curativos desçam sobre mim,
dando-me saúde e cura.
Guardai meus corpos físico e mental, livrando-me de todas as doenças.
Expandi Vossa beleza curativa em meu lar,
meus filhos e familiares,
no trabalho que executo, para as pessoas
com quem convivo diariamente.
Afastai a discórdia e ajuda-me a superar conflitos.
Arcanjo Rafael, transformai a minha alma e o meu ser,
para que eu possa sempre refletir a vossa Luz.
Que assim seja.